Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.

16 janeiro 2014

Cordenações da RCC Valença

Nossa Diocese de Valença completou 88 anos e destes creio que a quase 4 décadas a Renovação Carismática  Católica  esta presente  de uma forma muito atuante em nossos grupos de Oração espalhados pelas 9 cidades que compõem esta Diocese.
 Nosso Bispo é D. Elias que já apresentou carta de renúncia por causa de sua idade.

Desde 1990 a RCC esta  oficializada em nossa diocese, podemos assim destacar desde então o trabalho de 4 coordenações diocesanas que muito enriqueceram a vida da caminhada de nosso movimento  nesta diocese:

Podemos assim destacar:

1ª Coordenadora da RCC Valença: Maria José Graça Leal

Na foto vemos à esquerda Célia (Três Rios) e à direita D. Maria José. 

Esta foi a única foto que tenho desta senhora  que tanto lutou pelo movimento da Renovação Carismática.  Coube a D. Maria José os primeiros passos de organização da RCC, estabelecendo unidade com o Bispo local D. Elias e com a então Ofensiva Nacional órgão máximo da RCC Brasil.
D. Maria José tinha (ainda tem) uma personalidade muito forte, da qual ele tirou força para conduzir com um braço forte os grupos de oração.

 Destaco deste período um avanço significativo na formação dos grupos, Implantação da então Escola Paulo Apóstolo, realizando reuniões pela diocese.
Lembro-me das reuniões organizadas no antigo centro pastoral da Igreja de S. Sebastião em Três Rios, aquele ainda de  telhas, com árvores pelo pátio onde se organizava o almoço de todos.

Mesmo enfrentando ainda resistências ao movimento  D. Maria José avançava propondo suas formações e também o cadastramento de grupos ainda não registrados.

Com sua coordenação nasceram os encontros  do "Louvor Diocesano" que era o encontro de todos os grupos de oração da Diocese de Valença. 

Sua marca foi ao meu ver de profunda disciplina, nem sempre compreendida, porem admirada hoje.

Penso que cada tempo tem o coordenador que  é necessário para aquele tempo, D. Maria José foi a mão forte que organizou e nos fez crescer muito no  conhecimento dos carismas e na expêriencia do Espírito Santo e na vivência da Unidade.

******************************************************************************

2ª Coordenadora: Alzelina Santos

 Na foto acima Alzelina em Visita e pregação no Seminário de Vida no Espírito Santo 
no Grupo de Oração Divina Providência
Local: Igreja Matriz de S. Pedro e S. Paulo


Na foto acima Alzelina    pregando no  aniversário do grupo de Oração Santíssima Trindade 
em Paraíba do Sul


 Na foto Alzelina ainda em plena atividade na RCC na Chácara Pentagna com Diana da Intercessão Diocesana,  hoje Alzelina esta coordenando o Regional Valença.

Após longos anos da coordenação de D. Maria José Graça Leal,  foi escolhida pelo Bispo Diocesano o nome de Alzelina para coordenar a diocese.
Alzelina já era uma pessoa enganjada na RCC , lembro-me que com muita sabedoria era ela uma das formadoras da Escola Paulo Apóstolo do tempo de D. Maria José, uma pessoa  muito Carismática, bondosa e mesmo não tendo a "personalidade muito forte" de D. Maria José, Alzelina foi muito bem aceita por todos, coube a ela uma tarefa difícil que era ser a primeira coordenadora depois de uma coordenação muito longa e até posso dizer um pouco desgastante.

Alzelina deu continuidade aos encontros na Chácara Pentagna cm formações e experiências de oração.

Foi Alzelina também que Esteve presente em Paraíba do Sul na reunião com frei Humberto para o retorno da RCC, na época a saudosa Hercíléia  também esteve presente, Jorge Henrique, Flávia Mourão, Lucimar,  Marquinhos, Marlene entre outros.

Experimentamos com Alzelina um tempo de diálogo. Ela Iniciou também a estruturação Estatutária da RCC Valença, pois não tínhamos um Estatuto ainda, passamos assim a ser reconhecidos diante da sociedade Civil como RCCValença.

Cada coordenação com seu carisma ia acrescentando algo a mais para a RCC Valença.

******************************************************************************

3ª Coodenadora: Nilma Walked (Tiá)






A 3ª Coodenação da RCC Valença surgiu com a aleição de  Nilma Walked (Tiá), foi um marco para a Renovação Carismática de Nossa Diocese, pois esta foi eleita pelo voto dos coordenadores (as) de toda a Diocese. 

Enfrentando os desafios de seu tempo, Nilma Walked (Tiá) deu continuidade aos trabalhos da RCC com o apoio de Alzelina. Havendo assim uma maior integração entre as coordenações. 

Nilma Walked (Tiá) deu  continuidade ao processo de organização do estatuto da RCC Valença chegando a aprovação do Bispo diocesano D. Elias. 

Nilma Walked (Tiá) concentrou encontros  de formação pela diocese e como um grande marco de sua coordenação podemos afirmar que foi além das conquistas  estatutárias, foi também a realização do 1° Congressso Diocesano da RCC Valença na cidade de Três Rios com a presença de nosso querido Bispo D. Elias celebrando assim a Santa Missa do Congresso.


*******************************************************************************
4ª Coordenação: João




João Carlos  assumiu o chamado a coordenar na RCC Valença nos período de 2013-2014; ele vem desenvolvendo sua missão com ardor missionário, mostrando muita dedicação e tentando inovar as metodologias empregadas para  organizar a RCC Valença. 

João é o primeiro homem a coordenar a RCC de nossa diocese, mora em Paty do Alferes casado com Diana  que é também coordenadora  do ministério de  Intercessão da nossa Diocese. 

Rogamos a Deus pelo novo governo da RCC Valença para que cumpra a vontade do Senhor  em nosso tempo.


*****************************************************************

Vamos realizar uma entrevista com cada ex. coordenadora  e com o coordenador atual da RCC.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...