Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.

20 agosto 2011

O primeiro tema trabalhado no grupo de Oração em 16/08/2011: O AMOR DE DEUS

ROTEIROS PARA PREGAÇÃO
PRIMEIRO TEMA: O AMOR DE DEUS
PREGADOR: PAULINHO
I - INTRODUÇÃO
(pedir oração)
1 – Apresentação do pregador (nome, estado civil, paróquia, pastoral)
2 – Apresentação da pregação
a) TEMA: O AMOR DE DEUS
b) Itens:
b.1) DEUS É AMOR
b.2) CARACTERÍSTICAS DO AMOR DE DEUS
b.3) EXPERIÊNCIA DO AMOR DE DEUS
3 - Motivação
1. O que você mais deseja na vida?
2. Ninguém é feliz sem amor (amar e ser amado)
II - DESENVOLVIMENTO
1. DEUS É AMOR
a) I João 4, 16
b) Natureza de Deus é amor
c) Testemunho: “God’s love”
BOA NOTÍCIA: DEUS TE AMA
- (Jer 31, 3 “De longe me aparecia o Senhor: amo-te com eterno amor”; Isaías 43,
4 ... “eu te aprecio e te amo...”)
2. CARACTERÍSTICAS DO AMOR DE DEUS
- INCOMENSURÁVEL (João 3, “16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que
lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”)
- CARIDOSO (I Coríntios 13, “4 A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem
inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. 5 Nem escandalosa. Não busca
os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. 6 Não se alegra com a injustiça,
mas se rejubila com a verdade. 7 Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo
suporta.”)
- ETERNO (I Coríntios 13, 8 “A caridade jamais acabará.”; Jeremias 31, 3 De longe me
aparecia o Senhor: amo-te com eterno amor,”)
- CUIDADOSO, PROTETOR, APAIXONADO (Isaías 43, “1 E agora, eis o que diz o Senhor,
aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: Nada temas, pois eu te resgato, eu
te chamo pelo nome, és meu. 2 Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os
rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te
consumirá. 3 Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador. Dou o
Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação. 4 Porque és precioso a meus
olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de
ti. 5 Fica, tranqüilo, pois estou contigo, do oriente trarei tua raça, e do ocidente eu te reunirei.”)
- FIEL (Isaías 49, “15 Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter
ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria
nunca. 16 Eis que estás gravada na palma de minhas mãos, tenho sempre
sob os olhos tuas muralhas.”)
- INCANSÁVEL, MISERICORDIOSO, COMPASSIVO, PERFEITO (Oséias 11, “1 Israel
era ainda criança, e já eu o amava, e do Egito chamei meu filho. 2 Mas, quanto mais os
Página 3/20
chamei, mais se afastaram; ofereceram sacrifícios aos Baal e queimaram ofertas aos
ídolos. 3 Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não
compreenderam que eu cuidava deles. 4 Segurava-os com laços humanos, com laços
de amor; fui para eles como o que tira da boca uma rédea, e lhes dei alimento. 5 Ele
voltará para o Egito e o assírio será seu rei, porque não quiseram voltar-se para mim. 6
A espada devastará suas cidades, destruirá seus filhos, que colherão assim o fruto de
suas obras. 7 Meu povo é inclinado a separar-se de mim, convidam-no a subir para o
Altíssimo, mas ninguém procura elevar-se. 8 Como poderia eu abandonar-te, ó Efraim,
ou trair-te, ó Israel? Como poderia eu tratar-te como Adama, ou tornar-te como Seboim?
Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão. 9 Não
darei curso ao ardor de minha cólera, já não destruirei Efraim, porque sou Deus e não
um homem, sou o Santo no meio de ti, e não gosto de destruir.”
- ZELOSO, CIUMENTO (Tiago 4, 5; Dt 4,24)
- (DEUS NOS FEZ FORA DE SÉRIE)
3. EXPERIÊNCIA DO AMOR DE DEUS
a) É transformadora
- Moisés (na sarça)
- Pedro (na negação)
- Paulo (no caminho de Damasco)
b) Semelhante a um perfume
- Dinâmica do perfume (fazer alguém experimentar um perfume e pedir que
faça os outros sentirem o seu cheiro, ao ponto de identificarem sua marca,
somente explicando; repetir a dinâmica com outras pessoas)
c) Obstáculos à experiência do amor de Deus
- Nossa medida (medida humana)
- Traumas
- Dúvidas
- Incredulidades
- Pecado
III – PERORAÇÃO
- 1Jo 4,16
- Jo 3,16
- Convite à ação
= Incentivar cada um a se dispor a experimentar o amor de Deus
- Oração Final
Amém.
Deus os abençoe.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...